Semana de provas: Como se preparar!

novembro 21, 2014



 Se você estuda provavelmente sua semana de provas está ai ou está pra chegar logo, assim como as minhas!
Aqui vão algumas dicas pra estudar e se dar bem nas suas provas:

1 - Definir uma rotina de estudos:

 Se você sabe que suas provas vão começar daqui a duas semanas, não deixe pra estudar de última hora! Principalmente se você, assim como eu, não tem muito tempo disponível no seu dia. Defina quantas horas por dia você tem pra estudar, e estipule um horário para começar e para parar.
Se você não fizer isso, vai ficar dependendo da sua "boa vontade" de pegar o livro pra começar a estudar, e vai por mim, não vai dar certo! hahaha experiênciaprópria 
 Então, monte uma rotina de estudos, para todos os dias da semana (sim, aproveite todos os dias, nem que seja um pouquinho de cada) e defina os horários e qual matéria vai estudar em cada dia.

2 - Esteja confortável:

 Se você acabou de chegar da rua, naquela correria, cansada, estressada, não invente de sentar pra estudar porque não vai dar certo!
 Tome um banho quente e relaxante, coloque roupas confortáveis (pode ser seu pijama) e só então vá estudar, juro que faz toda a diferença!

3 - Local:

 Pode não parecer, mas definir o locar em que você vai estudar também é importante. Primeiramente, escolha um local tranquilo, quieto e sem nenhum tipo de distração, pode ser o seu quarto, uma biblioteca, onde você achar melhor. Estude na mesa! Estudar na cama não é uma boa ideia, de forma alguma. Se você estudar na cama, no chão, no sofá ou em qualquer outro lugar, você não vai ficar confortável, vai precisar ficar mudando de posição o tempo todo e isso vai te atrapalhar a estudar. A mesa é o local ideal, mais organizado, onde você pode apoiar seu livro/caderno, e se mantém na postura correta.

4 - Iluminação:

 Uma boa iluminação é essencial na hora de estudar, de preferência a iluminação natural do dia, mas se você assim como eu só tem tempo de estudar à noite, certifique-se de que o local seja bem iluminado.

5 - Prepare-se:

 Pegue todo o material que você vai precisar para estudar e organize-os na mesa antes de começar, seu caderno, sua agenda, seus livros, seu estojo, calculadora, régua, dicionário e o que mais você usar para estudar! É sério, procure deixar tudo ao seu alcance na mesa antes de começar, caso contrário, você vai precisar se interromper frequentemente e levantar para pegar algo, e isso vai te atrapalhar. Ah, lembre-se de levar também uma garrafinha dágua, alguma coisinha para comer, e de ir no banheiro antes de começar, pois quando precisamos estudar costumamos arranjar 1001 razões para parar e fazer outra coisa rs

6 - Afaste as distrações:

 Como eu falei, quando estamos estudando, até um risco na parede é motivo de distração, então evite ao máximo! Não use o computador para estudar, por mais que você diga a sí mesma que só vai usá-lo para pesquisar algo na internet, é inevitável, a gente sempre acaba abrindo o facebook "rapidinho", ou fazendo qualquer outra coisa que nos distraia. Se você precisar de algum material que estiver no computador ou na internet, imprima se possível, ou copie/faça anotações no seu caderno, e desligue seu computador. Seu celular também não vai escapar, viu? Se possível, desligue. Caso não queira desligar, coloque-o no silencioso, e mantenha-o bem longe de você, sério! Se possível, dentro de uma gaveta. Por mais que você não tenha intenção de usá-lo e realmente queira focar nos seus estudos, basta ele fazer aquele barulinho mágico e você ler "Falano curtiu sua foto..." ou "1 nova mensagem" pronto! Você vai querer ir olhar "rapidinho", e dai quando você se tocar já está a 20 minutos fuçando o que não interessa e se desconcentrou totalmente do que estava estudando. Sendo assim, adeus celular! Estudar com a televisão ligada, jamais ok?! Música é algo opcional, tem gente que diz conseguir estudar melhor ouvindo música, mas eu particularmente não recomendo, ainda acho que é uma forma de distração.

7 - Faça intervalos:

 Se você definiu por exemplo, duas horas por dia para estudar, faça um intervalo de 10-15 minutos a cada 1 hora, para ir ao banheiro novamente, ou simplesmente para descansar mesmo, ai sim você pode checar o que há de novo no facebook ou responder o whatsapp, mas lembre-se de respeitar o horário de pausa, e voltar a estudar quando der a hora.

8 - Faça resumos e anotações:

 Temrinou de estudar por hoje? Feche o material (caderno, livro, o que for) e faça resumos/anotações sobre o que você acabou de estudar, é uma forma de fixar melhor o que você estudou, e te ajuda a ter uma ideia de como você está em relação a esta matéria, se você tiver dificuldade em escrever sobre algo, já sabe que precisa revisar esta matéria de novo, e estas anotações ainda podem te servir para estudar depois, em pequenos intervalos e tempos livres que você tiver no dia, como horário de almoço, o tempo que você perde no onibus ou na fila do supermercado, sei lá rs aproveite para ler suas anotações, isso vai te ajudar a fixar a matéria.

9 - Tire suas dúvidas:

 Aproveite que você está estudando com antecedência e reuna todas as dúvidas que surgiram enquanto você estava estudando, e pergunte ao professor na próxima aula, deixar para perguntar no dia da prova não vai adiantar de nada.

10 - Durma bem:

 Por último, mas nem por isso menos importante, durma bem! É muito importante na hora de definir os horarios da sua rotina de estudos, certificar-se que ela não vai interferir na sua noite de sono. Não adianta estudar até de madrugada e não dormir direito, pois você precisa de uma boa noite de sono para absorver todo o conteúdo. Então, defina também um horário para dormir, não vou dizer para você "respeitar as 8 horas de sono" (que é o correto) porque sei que as vezes a nossa realidade não é essa, como a minha não é. Estudo até as 22h de segunda a sexta, então dai que eu chegue em casa e faça o que tenho de fazer pra começar a estudar um pouco, já comi algumas das minhas 8 horas de sono, fazer o que. Se você é como eu, defina curtos períodos de tempo para estudar durante a semana, como 1 hora por dia (ou noite) por exemplo, e abuse dos fins de semana para estudar. Só não deixe de ter uma boa noite de sono depois de estudar, pois isso vai te ajudar e muito não só a absorver o que você acabou de estudar, como vai te deixar mais disposta para estudar mais no dia seguinte.

Bom, essas são as minhas dicas para estudar e sobreviver a semana de provas, espero ter ajudado :)


You Might Also Like

0 comentários