Casada aos 20, e ai?

setembro 25, 2016



Oi pessoal, como vocês estão? Hoje eu vim falar de um assunto um pouco diferente dos temas que eu venho abordado ultimamente. Não vou dar dicas, fazer resenha, nem nada do tipo. Hoje eu vou fazer um desabafo e contar para vocês um pouquinho sobre algo mais pessoal da minha vida, meu casamento.

Eu vejo muitos questionamentos quanto ao casamento quando se ainda é bem jovem, muito preconceito, muito conselho não solicitado. Eu tenho 20 anos, estou prestes a fazer 21 e já estou casada há quase um ano. Vez ou outra estou conversando com alguém e comento algo do tipo "Meu marido..." e pronto, é o suficiente para os olhares incrédulos, e os questionamentos começarem. "Você é casada? Meu Deus, tão nova... Devia estar pensando em estudar! Você tem filho? (Pra ter casado nova assim, deve ter engravidado.) E a faculdade? Tanta coisa que podia ter feito na vida antes de casar..." e aí é que está, desde quando casar me impede de fazer alguma coisa? As pessoas agem como se a sua vida fosse parar porque você casou, e é por isso que tem muita gente ai com a cabeça feita e o medo terrível de casar cedo.

Qual é o problema de casar cedo? Eu não morri, eu casei! Quando você encontra a pessoa certa e você decide que quer passar o resto da sua vida ao lado dela, e se vocês dois se sentem prontos para dar este passo, então casem-se! Estou aqui para dizer para vocês que não me arrependo, e faria de novo se fosse preciso. Estar casada não me impediu de continuar trabalhando e investindo na minha carreira. Não me impediu de estudar, muito pelo contrário, meu marido mais que incentivou que eu começasse a faculdade e acabo de me matricular para fazer graduação em uma área que amo, com o apoio e suporte dele. Casar não me impede de viajar, conhecer o mundo como sempre sonhei, apenas me permitirá conhecer o mundo com a pessoa que amo ao meu lado.

Casamento é algo que precisa de muita maturidade, muito companheirismo, muita compreensão, força de vontade, que se você não tiver, pode vir a acabar. Entretanto, eu sempre disse isso e vou repetir aqui agora, eu simplesmente não acredito que maturidade tenha necessariamente relação com idade, quantas vezes conheci jovens extremamente maduros e "adultos" sem maturidade alguma? O casamento vai exigir sim de você um pouco mais de esforço para realizar as coisas do que quando você vivia no conforto da casa dos teus pais, porque afinal você passa a compartilhar (sim, porque acho que casamento é uma via de mão dupla e teu marido tem tanta responsabilidade em tudo quanto você) algumas responsabilidades como cuidar da casa, fazer comida, e até mesmo dar atenção ao teu cônjuge que vai estar ali todos os dias e depois que se é casado, se compartilha tudo, se busca o apoio do outros em todos os aspectos da nossa vida.

"Mas eu tenho que querer casar cedo então, mesmo que não goste?" Não estou dizendo isso. Cada pessoa é unica e pensa de sua forma, mas deve pensar sobre a própria vida! Com certeza existem aqueles que não sentem a mínima vontade de casar tão cedo, e é um direito de cada um, cada um sonha particularmente com algo para sua vida, mas ninguém tem o direito de criticar a decisão do outro.  Aos meus 20 anos, para minha sorte, eu já tinha conhecido a pessoa que eu tenho certeza no meu coração, que é a pessoa certa e que é com quem eu quero passar o resto da minha vida, tinha maturidade o suficiente para assumir este compromisso, e se você também tem, siga em frente! Quem sabe da sua vida é você, quem sabe da sua felicidade é você, gente para criticar sempre haverá, mas cabe a você decidir se vai se privar da sua felicidade pelo que os outros vão dizer. 

E você, o que acha sobre isso? Deixa um comentário aqui pra mim que to doida pra saber! Deixo aqui abaixo minha foto favorita com meu marido, que foi um momento muito especial de conexão e acredito que foi quando percebemos que pertencíamos um ao outro, eternamente.



You Might Also Like

20 comentários

  1. Que post maravilhoso... Também concordo que as pessoas tem um pensamento conservador a respeito do casamento... Sou casada a poucos meses mas me pergunto todos os dias porque não casei antes. É maravilhoso ter uma pessoa para compartilhar sua vida.
    Amei o post... Beijos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nessa ❤️ Casamento não é só amor, todo casamento tem suas dificuldades, mas acredito que o amor tudo supera, e se torna o porto alto do casamento, né? Beijos

      Excluir
  2. Ameiiii!!! Lindinha, casamento é uma dádiva. Não importa a idade que temos, o que importa é o amor e o entrelaçamento de almas que se amam. Só posso desejar que sua união seja eterna. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gis <3 Muito obrigada, de coração. Se tudo der certo minha união será eterna sim, beijos!

      Excluir
  3. Adorei o texto May! Muito sincero! Também ouço todos estes comentários, ainda mais porque tenho uma carinha de criança, sempre acrescentam "casada? mas você tem quantos anos, 17?". Também tive que ouvir um "você vai casar? e agora, vai parar a faculdade?" Como se as coisas tivessem relação!
    Acho muito legal quando encontro pessoas que pensam como eu, e não adiam a felicidade. Casar depois só para cumprir expectativas dos outros não é pra nós!
    O importante é ser feliz com nossas escolhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, La! Eu também tenho uma carinha de criança, quando eu digo que sou casada escuto na hora, "você tem o que, 14?" E sempre ligam coisas que não nenhuma relação com casamento. É o que eu digo sempre, casamento só vai te atrapalhar se 1 - você não estava 100% pronta para essa responsabilidade, ou se você não soube escolher a pessoa certa, escolheu uma pessoa que em vez de te apoiar e te incentivar a crescer, te puxe pra trás...

      Excluir
  4. Olá Mayara, adorei o post e tudo o que você diz eu assino em baixo, eu acho besteria as pessoas nos criticarem só porque casamos "cedo demais", eu não acho isso no meu caso pois em tudo na minha vida eu amadureci cedo e encontrei a minha metade e estou muito feliz ao lado dele a 5 quase 6 anos, e não me arrependo dessa escolha, e é que nem você falou maturidade não tem nada haver com a idade mas sim com a mentalidade de cada um. MEGABEIJOS 💋💋💋💋💋💋 e sucesso pra você adorei o post.

    http://cantinhocamilafonseca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Camila, muito obrigada por ter vindo aqui e pelo comentário ❤️

      Excluir
  5. Casamento e uma dadiva , não importa a idade , mas o quanto o
    casal e maduro o suficiente para levar a relação, conheço pessoas que se casaram muito jovens e vivem felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, vai da maturidade de cada um pra lidar com isso 💕

      Excluir
  6. Mayara, simplesmente ADOREI este post, se resume em muita coisa que vivo também até hoje. Embora eu tenha 30 anos e tenha me casado com 18 anos...ou seja estou casada a 11 anos. Quando me casei passei pelo que vc tem passado hoje, e hoje as pessoas não acreditam o tempo que estou casada, e o porque casei tão nova. Infelizmente o casamento duradouro caiu em descrédito. E o preconceito pra quem se casa novo ainda existe. Lamentável isso! Adorei a frase: ''Eu não morri, eu casei!'' kkkkk Parabéns pelo post linda! Muuuito sucesso pra vc!
    www.eibonitta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né menina porque as pessoas falam de um jeito que não parece que você vai casar, parece que você vai morrer então trate de fazertudo o que tem que fazer primeiro! Kkkkk parabéns pelos 11 anos, se Deus quiser estarei chegando lá com o amor da minhda vida ❤️

      Excluir
  7. Como é bom saber que essa situação não acontece só comigo, é triste ver o mundo menosprezando o amor, baseando conceitos em idade, post maravilhoso ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Aninha, o amor está sendo menosprezado. A hora certa pra casar é a hora em que nos sentimos prontos, isso varia de cada um 💕

      Excluir
  8. Casei aos 20, e hoje tenho 2 anos de casada ! Não me arrependo nenhum pouquinho ! Quando se sabe que esta pronta para dar este passo, e ambos se preparam pra isso.. Então é seguir em frente juntos! Mayara amei o post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha <3 Parabéns pelos dois anos, muito amor pra vocês! Também não me arrependo nem um poucos, pelo contrário, às vezes penso "Gente, por que não fiz isso antes?" kkk Obrigada pelo comentários, beijos!

      Excluir
  9. Oi May, eu também casei nova com 21 anos e muita gente falou que eu era muito nova e que podia não dar certo. Mas em 20 de Janeiro 2017, faço 14 anos de casada e não me arrependo de nada. Cuide de você, do seu casamento e do seu marido, que tudo dá certo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Tatiana <3 todo mundo diz que não vai dar certo, não entendo a lógica desse povo, você e mais tanta gente estão ai há tantos anos feliz com seu casamento, né? Felicidades para você e sua família e espero chegar la ❤️

      Excluir
  10. Gostei bastante do texto, tens toda a razão a idade não tem nada haver com maturidade há pessoas de 30 a fazer coisas de criança e jovens de 17 que por vezes são muito aldultos. Muitas felicidades aos dois. Não devemos ligar a esse tipo de bobeiras.
    *já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda, muito obrigada por seu comentário ❤️ Sim, e acredito também que há sim crianças de 18/20 anos que são sim crianças e não tem maturidade suficiente para assumir um compromisso desse tipo, mas nem por isso podemos generalizar e achar que todos os jovens são imaturos para tal união. Beijos e volte sempre a comentar aqui :)

      Excluir