Organize suas finanças - Controle de gastos

setembro 28, 2016



Oi galerinha, como vocês estão hoje? Hoje eu vim também falar de um tema diferente, finanças. Aqui no blog já viu que vocês vão encontrar de tudo, né? kkk Enfim, você planeja/controla seus gastos? Se não, ou se você até controla mas não acha o método que você usa muito eficiente, abaixo vou compartilhar com vocês uma planilha muito bacana que uso para fazer o meu controle.
Observação, os lançamentos na planilha assim como valores são apenas demonstrativos, para que fique mais fácil de compreender o funcionamento.


Visto a imagem acima, você já tem uma ideia do layout da planilha e o que contém nela. Note que a imagem acima se refere ao mês, haverá uma aba para cada mês na planilha para você fazer o controle de cada um individualmente.
Agora, vamos começar a falar da planilha por partes.

Despesas Fixas


Bom, as despesas fixas vão vir primeiro pois são as mais importantes, as prioridades. Nesta parte da tabela você vai lançar os gastos fixos que tem por mês, e que são os mais importantes, aqueles que você não pode deixar de pagar. Como exemplo acima, aluguel, compras, faculdade e etc. A planilha já está com todas as fórmulas, você só precisa lançar lá em cima o valor da sua renda, e as despesas, o cálculo será feito automático.

Gastos Aleatórios



Ok, agora vamos falar dos gastos aleatórios. Observe que o valor total para os gastos aleatórios será o que sobrou da sua renda após retirar os gastos fixos, esta cálculo é feito automático, você não deve mexer nesta célula. Seus gastos aleatórios jamais devem ser calculados em cima da sua renda total, pois os gastos fixos devem vir como prioridade.
Aqui você deverá lançar religiosamente todos os gastos aleatórios que você tiver durante o mês, qualquer coisa mesmo, seja o doce que você comprou na vendinha da esquina, se saiu do valor que você definiu como renda lá no início, lance aqui. Ao final, você terá o valor do que gastou (total de gastos) aleatoriamente neste mês além das suas despesas fixas, e quanto ainda lhe resta para gastar (Valor restante).

Observação importante: 

O valor lançado para cartão de crédito será automático conforme você preencher a área abaixo, que falaremos posteriormente. Sendo assim, não faça alterações nesta célula, ela será calculada automaticamente.


Compras



Se você mora sozinho(a), é casado(a) ou simplesmente é responsável pelo abastecimento de alimentos da casa, isso se aplica à você, se não, pode ignorar esta parte da planilha.
Bom, na minha casa definimos um orçamento para se gastar com compras no mês, e antes não fazíamos o controle deste valor, acabávamos ficando perdidos, ou gastando mais do que devíamos sem perceber. Portanto, se você quer ter um controle do seu orçamento com mercado, comece a lançar aqui local, data e o valor que você gastou. Ao final você terá o total de gastos em compras no mês até o momento, e o valor restante que ainda tem para gastar.

Nota: O cálculo aqui é automático de acordo com o valor que você lançou para "compras" lá em cima nas despesas fixas, se você lançou R$200,00 como no exemplo, os gastos serão subtraídos deste valor. Depois que eu comecei a fazer esse controle do orçamento das compras, conseguimos ter uma visão melhor de quanto estávamos gastando, quanto ainda restava para gastar e nos permitiu nos controlar melhor para não estourar o orçamento definido.

Cartão de Credito



Esta parte da planilha também é opcional, sei que há outras formas de você verificar o detalhamento da sua fatura, mas eu gosto de ter tudo em um lugar só para fácil acesso à informação e desta forma o cálculo do valor da fatura é feito automático, lançado nos seus gastos aleatórios e de quebra já fica registrado o limite restante que você tem no seu cartão.


Observação importante: Na planilha como exemplo eu pré defini o valor de limite total do cartão como R$500,00, segue abaixo como alterar.


Este modelo 1 é para quem recebe o valor total uma vez por mês. Se você assim como eu recebe no formato Adiantamento/Pagamento, disponibilizarei o modelo 2 que é basicamente a mesma coisa, mas adaptado para a renda dividida. Abaixo, seguem os dois modelos para download.


Se você ainda não segue o blog, não esqueça de clicar em "seguir" na coluna lateral esquerda, e deixa um comentário aqui pra mim dizendo o que você achou, beijos!


You Might Also Like

7 comentários

  1. Mais completo que isso, só se tu fosse na casa da pessoa pessoalmente! Kkkkkkkk
    Amei as dicas e vou tentar voltar a usar planilhas no PC...
    beijos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindaaaa, deu um trabalhão kkkk beijos <3

      Excluir
  2. Lindaaa!!! Amei a planilha. Confesso que ficamos um pouco perdidos com as despesas mensais. Suas dicas me ajudaram muito. Bjus. 💟

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gis <3 Espero que seja útil, beijão

      Excluir
  3. Lindaaa!!! Amei a planilha. Confesso que ficamos um pouco perdidos com as despesas mensais. Suas dicas me ajudaram muito. Bjus. 💟

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal, amo dicas de organização. Achei as planilhas fofas.

    Www.jusantiago.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju, eu também adoro! Espero que tenha sido útil pra você, beijos <3

      Excluir