Aprenda a amar seu trabalho

junho 21, 2017


Eu sei bem como é ruim trabalhar com algo que você "não gosta". Aquele emprego que não te motiva, que faz você se sentir desanimada, indisposta, ansiar pela hora de ir embora. Eu passei por isso em outra fase da minha vida, foi um período muito difícil em que eu, sem brincadeira, chegava a ter vontade de chorar de manhã quando dava a hora de ir pro trabalho.
Você vai ficar surpresa em saber que muita gente passa por isso, e a principal coisa que você tem que fazer caso se encontre nessa situação é entender o que pode estar causando esse sentimento.

Você tem muitas inimizades ou intrigas no local de trabalho

A MAIORIA das vezes em que as pessoas tem dificuldade de gostar e aceitar seus empregos é devido à dificuldade de se relacionar. Intrigas e inimizades podem destruir a sua auto confiança no que faz e também sua auto estima, gerar estresse e desmotivação. Particularmente, foi um dos principais motivos que me levaram a passar por aquela fase difícil que mencionei. Se você tem um problema pessoal com alguém que está dificultando sua vida no trabalho, talvez seja hora de levantar a bandeira branca e pedir uma trégua. Converse com a pessoa e resolva essa situação, se não funcionar, simplesmente tente se afastar dela e evite se envolver em conflitos, releve qualquer tipo de provocação e foque no seu trabalho. Você tem que admitir que provavelmente essa pessoa não está distribuindo ódio gratuito, geralmente quando alguém tem algum problema conosco, se formos parar para analisar friamente, nós também estamos fazendo algo para incomodá-las, nem que seja para revidar as provocações. Apenas pare, ignore, releve, foque no que é importante, provavelmente com o tempo a pessoa vai largar isso pra lá.

Você se sente "desvalorizada"

Outra coisa que pode destruir a auto confiança das pessoas no trabalho e desmotivá-las é desvalorização, ou, o que na verdade identifico como a falta de valorização. De acordo com o dicionário desvalorizar significa "fazer perder o valor" ou "desmerecer", e na maioria das vezes não é isso que está acontecendo. O que você sente na verdade é a falta de valorização, que você acha que poderia vir como uma promoção, um aumento salarial ou até mesmo como elogios pelo bom trabalho que tem feito. Isso é algo muito complicado, eu mesma tenho que admitir que sou uma pessoa de elogios, se faço algo bem feito sinto que mereço pelo menos um "Ei, você fez um bom trabalho!". Mas nem sempre as coisas são assim, algumas pessoas simplesmente não tem o hábito de distribuir elogios, isso não significa que ela não ache que você está fazendo um bom trabalho ou esteja te desmerecendo. Aprenda a não ansiar pelos elogios e reconhecer seus próprios méritos, se você sabe que fez um excelente trabalho, mesmo que ninguém diga, aprenda a se auto parabenizar e seguir em frente! Se a sua falta de valorização está relacionada à promoção ou aumento salarial, talvez seja hora de mudar a sua abordagem. Como eu disse, algumas pessoas simplesmente não são de sair distribuindo elogios e promoções. Você já conversou com o seu chefe? Já apresentou para ele os benefícios que você poderia trazer à empresa trabalhando naquele outro cargo, ou os resultados que você tem apresentado que lhe leva a crer que merece um aumento? Não fique ai sentado esperando que os outros percebam que você é boa ou merece algo melhor, mostre isso a eles!

Você se compara aos outros colegas de trabalho

Um grande erro que quase todo mundo comete no trabalho e pode fazer elas se sentirem desmotivadas e até desgostar do seu trabalho é se comparar às outras pessoas.
Por exemplo: Você está nesse cargo há anos esperando receber uma promoção e a colega nova que entrou mês passado foi promovida ao tal cargo. Você acha que é porque a vida não é justa, porque os gerentes não são imparciais, porque ela está dormindo com seu chefe, acha tudo... menos que ela é mais qualificada do que você. Tempo na função não garante nada além da experiência (as vezes nem isso), e se você está ai esse tempo todo mas não procurou melhorar ou se qualificar mais para conseguir aquela promoção e a colega que chegou ontem tem as qualificações? Por que você a está julgando? Você não a conhece. Por que está se comparando a ela? Vocês são pessoas diferentes, com personalidades diferentes, qualificações diferentes, experiências diferentes.
Ok, outro exemplo: Você e a colega X estão trabalhando nessa empresa pelo mesmo período, fazem a mesma coisa, porém ela ganhou um aumento e você não. Você fica indignada, acha que essa empresa é uma bagunça e não quer mais trabalhar ai, fica desmotivada. Por que? Novamente, você sabe porque ela ganhou o aumento e você não? Vai ver a única diferença, como eu citei mais acima, foi que ela não ficou esperando o aumento acontecer e foi lá bater na porta do chefe e conversar sobre isso. Vai ver, você não sabe, mas ela se qualificou em algo mais e está recebendo o reconhecimento por isso. Você não sabe. Pare de se comparar, foque no seu, em ser o melhor que você pode ser, em se qualificar, em pedir pelo seu aumento.

Você não está trabalhando na sua área ou está em um cargo que considera "baixo"

Você se formou em algo ou gosta muito de uma área específica mas tem um emprego fazendo algo completamente diferente. Primeiramente se pergunte, por que você não está trabalhando na sua área? Você tentou entrar nesta carreira? Procurou emprego na sua área? Fez entrevistas? Recebeu alguma proposta? Se você está ai desgostoso da vida porque acha que não é com isso que você deve estar trabalhando mas não se deu o trabalho de enviar um currículo ou participar de um processo seletivo na sua área, você está acomodado. Mas se você tentou de tudo e não conseguiu emprego na área que você queria (por enquanto, nada é para sempre, nem as fases ruins), e teve que aceitar este emprego porque precisa trabalhar, se abra para aprender a gostar dele! Você precisa trabalhar, não precisa? Em meio a essa crise que estamos passando, estar empregado é luxo! Quanta gente desempregada querendo trabalhar com qualquer coisa só para poder pagar as contas e você desmotivado porque não está fazendo exatamente o que queria. Você já parou para dar uma chance? Todo trabalho é importante, procure entender como sua função é importante dentro da empresa que trabalha, como a empresa que trabalha é importante dentro da área dela. Principalmente, aprenda a ser grato pela oportunidade como um todo. Se você der uma chance, pode acabar descobrindo até mesmo que é isso que você gosta de fazer, e se realmente não for, vai aprender a ser feliz fazendo o que faz até que uma nova oportunidade apareça.

Resumindo, aprenda a criar um ambiente tranquilo e agradável para trabalhar, evitando inimizades e intrigas desnecessárias. Não fique se remoendo porque as pessoas não passam o dia procurando motivos para te elogiar ou te promover, faça o seu melhor, entenda que fez o seu melhor e mostre isso a eles. Pare de se comparar às outras pessoas, cada um é único e sabe de sí, foque em ser o melhor que você pode ser e deixe que os outros se preocupem consigo mesmos. E principalmente, não importa qual seja o seu emprego e o que você faça, aprenda a ser GRATO pela oportunidade como um todo e ser feliz durante essa experiência.

Você não gosta do seu trabalho por algum motivo diferente dos que eu citei aqui? Comente, vou adorar entender o que mais pode estar te levando a se sentir mal no trabalho e se estiver ao meu alcance, te ajudar.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oiee adorei o post, gratidão é a coisa mais maravilhosa do mundo. No meu caso não sofro nada das questões que você abordou, eu trabalho com meu pai em casa porém eu queria muito trabalhar com meu canal e blog. Acho que isso é um motivo pelo qual me sinto triste às vezes. Porém lendo seu post lembrei de algo e te agradeço por isso, se eu não aprender a ser grata no emprego que estou não serei grata quando estiver trabalhando com o que eu amo. Um motivo para eu ser grata é que muitas pessoas por aí dariam tudo para ter um emprego e eu tenho e não estava valorizando ele.
    beejO amiga muito obrigada ganhou mais uma seguidora <3

    derepentejessy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessy! Primeiramente muito obrigada pela visita e pelos elogios, você também é blogueira sabe que as vezes a gente se sente desamimada e tem vontade de desistir, mas são pessoas como você e comentários como esse que enchem meu coração e me fazem querer continuar <3 É exatamente o que você disse, se a gente não for grata e aprender a ser feliz com o que já faz, como vamos ser felizes e gratos quando conseguirmos alcançar o que a gente sonha? Além do que, quando a gente é grato e aprende a ser feliz fazendo o que já fazemos, nosso dia a dia é bem mais agradável no geral né? Beijos linda e obrigada pela visita.

      Excluir